segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

TRIBUTO AO MESTRE LUCAS EVANGELISTA

 PARÓDIA DA CANÇÃO "CARTA DE UM MARGINAL"


Recebi pelo WhatsApp

Mensagem de um hospital

Quando li o texto todo

Confesso me senti mal

Constatei que era verdade

Ao consultar o jornal.


Falava sobre um poeta

Que fez partida pra Glória

Na cidade Crateús

Registrou sua história.

 

Cantou repente e poema

Escreveu, compôs canção

Era Mestre da cultura

Destaque na região

Teve o reconhecimento

De toda população.


Cantou “Fim de Casamento”

E “Carta de um Marginal”

“O Sonho de um Cantador”

Também “Briga de Casal”.

 

Escrevia seus cordéis

E transformava em canções

Em dueto com Luzia

Fazia interpretações

Transmitindo as mensagens

Sempre cheias de emoções.


“Vaqueiro Que Fez de Tudo”

“O Casado e o Solteiro”

“O Sufoco do Real”

E “A Rosa e o Cardeiro”.

 

Publicou vários romances

Poemas sobre o sertão

Inspirou muitas histórias

De cultura e tradição

Algumas delas tiveram

Berço na religião.


Cantou “O Tostão de Chuva”

E “O Homem Que Zombou

de São Francisco”, o santo

Que tanto lhe inspirou.

 

Luzia Dias formou

Com Lucas a parceria

Cantando seus desafios

Belos versos e melodia

Levando pelo sertão

O cordel e a cantoria.


“Saudação ao Dia das Mães”

E “A Menina Sofredora”

A “Lembrança de Helena”

Uma história inspiradora.

 

Na vida deu voz a muitos

Vivia sempre a cantar

Compositor, repentista

Foi artista popular

Um poeta violeiro

Pra cultura divulgar.


E neste mês de janeiro

Ele fez sua partida

Viagem realizada

Que só vai quem não tem vida.



MORAIS, José Roberto. Tributo ao Mestre Lucas Evangelista: paródia de "carta de um marginal". In Revista Sarau. vol 5. nº 13. março/abril, 2025 (p.37) ISSN 2965-6192


quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

DESTAQUE PIAUIENSE

 Estudantes do CETI Francisca Pereira de Sousa Morais são destaques na Redação do ENEM 2024 

REPORTAGEM


Os discentes do CETI Francisca Pereira de Sousa Morais, em Fronteiras - PI, mantêm-se em destaque nas avaliações externas e exames nacionais em 2024.

A escola estadual com ensino médio em tempo integral, destaque piauiense no SAEPI e no IDEB (média 5.1), ocupando a 20ª posição na Rede Estadual do Piauí, de acordo com o resultado do IDEB 2023, divulgado em agosto de 2024, concretiza mais uma vez seu destaque educacional na 16ª Gerência Regional de Educação, desta vez com os resultados na Redação do ENEM 2024, divulgados nesta segunda-feira (13/01).

No ano de 2024, a proposta de produção textual abordou como temática “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. E nessa segunda, cada participante, estudantes egressos do ensino médio e candidatos a ingressarem no ensino superior através do SISU e/ou PROUNI, pôde consultar suas notas utilizando o login e senha do participante no site do mec.

No CETI Francisca Pereira de Sousa Morais, os estudantes com notas destaques na Redação foram: Yorrana de Fátima, 960 pontos; Letícia Fernandes, 940; Clara Alves, 920; Ana Beatriz, 900; Emily Kelly, 900; Yasmin Clarice, 900; Tainara Maria, 880; Clara Oliveira, 880; Gustavo Henrique, 880; Laiara Santos, 860; Eduarda Mendonça, 860; Georjia Batista, 860; Felipe Diniz, 860; Maria Aparecida, 840; Maria Renata, 840; Wanessa Andrade, 840; Michelle Nóbrega, 820; Alessandra Campelo, 820; Nicole Antônia, 800; Nithaely Luiza, 800; Maria Eduarda, 800; Sâmia Isabelly, 780 pontos.

A discente Yorrana de Fátima, que conseguiu 960 pontos na sua produção textual, ressaltou que achou o resultado inesperado e destacou as estratégias relevantes para aquisição de um ótimo resultado na Redação, além de destacar a pretensão de ser pedagoga e professora/intérprete de Libras. Achei o resultado inesperado, pois acharia que fosse uma nota menor. A estratégia foi estudar em casa além da escola, praticar toda semana pelo menos uma, ler redações nota 1000 e fazer do seu dia a dia o repertório. Me senti ansiosa e nervosa para o resultado, mas acredito que foi um resultado muito importante para caminhada acadêmica. Pretendo ‘jogar’ minha nota para Pedagogia e Letras/Libras como ampla concorrência, ressaltou a discente.

Já Yasmin Clarice que tirou 900 pontos na redação, também gostou do resultado, agradeceu ao professor, citou o projeto Laboratório de Redação e aquisição de repertório lexical. “Acho que o resultado foi mais do que eu esperava, pois sempre fui uma pessoa que sempre se cobrou bastante e eu não deixaria de agradecer ao professor Raonix, que sempre apoiou e acreditou até quando nós mesmos não acreditávamos na gente, o laboratório de redação também influenciou bastante na minha nota! As minhas estratégias foram aprender repertórios que se encaixam em muitos nichos específicos como educação, saúde, desigualdade social etc... também antes de iniciar o rascunho eu selecionei e escrevi em partes da prova em branco sobre o que eu falaria sobre”. Concluindo suas palavras, a estudante acrescentou como se sentiu após o resultado e que pretende cursar medicina veterinária na UFPI. “Me senti extremamente ansiosa como todo mundo, mas tentei sempre manter a calma. O meu curso dos sonhos desde criança é medicina veterinária, e com a minha nota, eu fico feliz em dizer que eu tenho grandes chances de conseguir passar e ir cursar na UFPI em Teresina”, enfatizou.

O docente de língua portuguesa e redação, Raonix Sousa, destacou que a edição do ENEM 2024 foi uma das mais "estranhas" dos últimos anos, os avaliadores foram "carrascos" em suas correções.” Além disso, o docente ressaltou a relevância do resultado e citou o projeto Laboratório de Redação. “Obtivemos um resultado significativo no CETI FRANCISCA PEREIRA DE SOUSA MORAIS, tudo isso foi possível por que o público alvo estava imbuído no processo de escrita e reescrita, bem como leitura de produções anteriores e estudos dirigidos sobre a estruturado gênero. Além do Laboratório de Redação, projeto que contemplou 15 alunos, dos quais tiveram notas, 900+”.

Além disso, em suas palavras, o professor ressaltou o ingresso dos discentes no Ensino Superior e a relevância da leitura para vida em sociedade. “Muitos dos nossos alunos estarão nas bancadas acadêmicas logo mais, no Ensino Superior poderão aprimorar as técnicas aprendidas anteriormente para 30 linhas, agora serão em laudas, tudo isso com a ajuda da metodologia científica. Algo que não pode faltar nunca: é a leitura, somente ela fará com que a nossa forma de ver a vida, os outros, os fatos e atos de uma maneira mais analítica e participativa para a transformação social”, concluiu o filólogo.

Já a professora Valdívia Ribeiro, diretora da instituição escolar, salientou em seus termos os resultados obtidos pelos discentes, destacando a dedicação e o talento, parabenizou o professor Raonix Sousa pelo trabalho desenvolvido, mencionando também o Laboratório de Redação e demonstrou aguardar com ansiedade as aprovações e ingressos dos estudantes em Instituições de Ensino Superior. “É com imensa alegria e orgulho que celebramos os excelentes resultados obtidos por nossos alunos nas redações do ENEM 2024. O empenho, a dedicação e o talento demonstrados são dignos de elogios e refletem todo o esforço que cada um de vocês investiu. Também não podemos esquecer de agradecer e parabenizar o professor Raonix Sousa pelo trabalho desenvolvido durante a preparação, nas aulas do componente curricular língua portuguesa e nas aulas do laboratório de redação, que aconteciam aos sábados. Agora, aguardamos ansiosamente os resultados de aprovação, confiantes de que o desempenho continuará brilhante”, acentuou a gestora escolar.

Os estudantes destaques receberam as congratulações e o desejo de sucesso pela comunidade escolar e familiares/representantes legais. 


José Roberto Morais 

Professor e escritor

Publicado em 16/01/2025. Disponível em: https://www.ubuntunoticiasce.com.br/2025/01/destaque-piauiense-estudantes-do-ceti.html

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

MAGNA ESCRITORA

 LITERATURA BRASILEIRA


Nasceu Maria Firmino

Dos Reis, a pioneira

Neste solo nordestino

Escritora brasileira.

E na América Latina

Essa brava nordestina

Com sua voz importante;

Pioneirismo nato

Teve seu estrelato

Nessa arte, tão relevante.

 

No ano da Independência

Dessa pátria acolhedora

Maranhão por residência

Nasce magna escritora.

Voz de indignação

Contra a má escravidão

Contra o povo praticada;

Enfrentou esse problema

Liberdade foi seu lema

Sua busca almejada.

 

Sua tia a criou

Em melhores condições

Estudando se formou

Cumprindo suas lições.

Ao ver na literatura

Uma opção segura

Com objetivo almejado;

O papel de educadora

Abraçou a escritora

Pra deixar o seu legado.

 

No romance inaugurou

Tema abolicionista

Seus poemas, publicou

Foi uma grande contista.

Escreveu para jornais

Os ensaios sociais

Com assuntos relevantes;

Coletando os elementos

Registrou conhecimentos

E pesquisas importantes.

 

Um destaque literário

No romance brasileiro

Seguiu grande itinerário

“Úrsula” foi pioneiro.

A escravidão presente

Opressão é transparente

Na narrativa é vista;

Destaque inaugural

Temática social

Luta antiescravagista.

 

Fez “Cantos à Beira Mar”

E “Hino à Mocidade"

“Gupeva” veio contar

Amor sem felicidade.

“Canto da Recordação”

É uma composição

Entre tantas que escreveu;

Narrou também “A Escrava”

Mais obra de sua lavra

Depois, a morte a venceu.


MORAIS, José Roberto. Maria Firmino dos Reis: magna escritora. In Revista Sarau. Vol 5. Nº 12. janeiro/fevereiro 2025. (p.52) ISSN 2965.6192


NOTÁVEL PROFESSORA

 LITERATURA BRASILEIRA


Nasce Conceição Evaristo

Na linda Belo Horizonte

E naquele ano previsto

Josefina foi a fonte.

Nascida em quarenta e seis

Irmã de Maria Inês,

Maria Lourdes e Angélica;

Sem contato com o pai

Da lembrança nunca sai

Essa displicência bélica.

 

Seu padrasto responsável

Pela sua criação

Sua mãe muito amigável

Cumpriu sua obrigação.

Aos sete anos de idade

Com a tia, na verdade

Decidiu e foi morar;

Aos oito, como empregada

Doméstica, organizada

Começou a trabalhar.

 

Em sua vida escolar

Às escolas, frequentou

E depois de se formar

Professora se tornou.

Lá no Rio de Janeiro

Veio o diploma primeiro

De “Letras” bem registrado;

Seguindo sua carreira

Em “Literatura Brasileira”

Concluiu o seu mestrado.

 

Começou escrever versos

Mergulhou na poesia

Construiu mundo diversos

Na ficção com maestria.

Professora competente

Na sua trilha docente

Fez estudo aprofundado;

Suas aulas ministrando

Escrevendo e trabalhando

Paralela ao doutorado.

 

Ensaio escreveu também

Em magna publicação

Sempre trabalhando bem

Destaque na produção.

O sucesso trouxe a vez

Traduzidas em francês

Com temas sempre atuais;

Uma amante da leitura

Prêmio de Literatura

Destaque em Minas Gerais.

 

“Poemas de Recordação

e Outros Movimentos”

Produziu e fez “Canção”

Prosa de conhecimentos.

Em seus “Becos da Memória”

Escreveu suas “Histórias

De leves enganos” narrou;

Memórias dos ancestrais

Desigualdades sociais

“Olhos d’água” registrou.


MORAIS, José Roberto. Conceição Evaristo: notável professora. In Revista Sarau. Vol 5. Nº 12. janeiro/fevereiro 2025. (p.51) ISSN 2965.6192