terça-feira, 7 de janeiro de 2020

VIAGEM LITERÁRIA


No período de recesso escolar, que estendeu-se do período festivo em alusão ao nascimento do deus sol (mitra, baal) em 25 de dezembro e do deus romano "Janus" (o deus dos portões, dupla face) em 01 de janeiro, decidi fazer uma viagem pelo universo misterioso que envolve o detetive pessoal e seu amigo escritor, respectivamente, Sherlock Holmes e Dr. Watson.
Consegui um download da obra completa sobre o maior detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes, do escritor escocês Arthur Conan Doyle. Mergulhei nesse mundo das investigações narradas pelo Dr. Watson, amigo inseparável e companheiro de apartamento do detetive na Baker Street. Ao adentrar esse mundo, conheci os casos de investigação com seus resultados surpreendentes, assim como os métodos de investigação do protagonista.
Durante essa viagem literária em companhia dos dois personagens protagonistas, deparei com narrativas misteriosas compostas em nove volumes, assim intitulados: Um Estudo em Vermelho (A Study in Scarlet), O Sinal dos Quatro (The Sign of Four), As Aventuras de Sherlock Holmes (The Adventures of Sherlock Holmes), Memórias de Sherlock Holmes (Memoirs of Sherlock Holmes), O Retorno de Sherlock Holmes (The Return of Sherlock Holmes), O Cão de Baskervilles (The Hound of the Baskervilles), O Vale do Medo (The Valley of Fear), Os Últimos Casos de Sherlock Holmes (His Last Cases of Sherlock Holmes), Histórias de Sherlock Holmes (Histories of Sherlock Holmes).
Além dessas nove viagens envolvendo estórias misteriosas de Sherlock Holmes, enveredei também nos trilhos do terror em companhia de Edgar Allan Poe (A Máscara da Morte Rubra), Machado de Assis (A Causa Secreta), Bram Stoker (A Selvagem), Guy de Maupassant (A Mão), Robert Louis Stevenson (O Rapa-carniça) e Arthun Conan Doyle (O Cirurgião de Gaster Fell).
Alguém pode questionar o porquê de aventurar numa viagem literária em um período tão festivo que estende-se de 25 de dezembro a 06 de janeiro. Simplesmente porque vislumbro na leitura um alimento para o cérebro quão eficiente para a saúde mental. Além disso, enquanto Cristão que sou, não comemoro festas em homenagens aos deuses pagãos, da mitologia romana, egípcia e/ou grega. Portando, aproveito os feriados para viajar pelo fantástico mundo da leitura.
Sítio Tanquinho, 06 de janeiro de 2020  

Nenhum comentário:

Postar um comentário