quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

FESTIVIDADES DOS DEUSES

CULTURA 

Janus abriu o portão
Pois janeiro vai entrar
E dezembro vai ficar
Pra confraternização
Envolvidos no salão
Com sorriso disfarçado
Aperto de mão foi dado
Seguindo tal regimento
Tiram foto do momento
Para ficar registrado.

A alegria é geral
A música é animada
Continuando a jornada
Que começou no natal
Um evento universal
O mundo compartilhando
Os deuses vão festejando
Homenagens recebidas
Baal, mitra em despedidas
E janus comemorando.


St Tanquinho, Araripe CE
31 dez 2025

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

NOSSO ANIVERSÁRIO


Eu refiz velhos traços de pincel
Consultando arquivos na memória
Encontrei nos registros da história
Vi a foto manchada no papel
Depois senti saudades a granel
Sigo cumprindo meu itinerário
Marquei esta data no calendário
Pois vejo que era trinta de dezembro
Meu passado vem a tona e me lembro
Que seria o nosso aniversário.

St Tanquinho, Araripe CE
30 dez 2025

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

TRILHANDO NA FICÇÃO

Culminância do Projeto "Bora Escrever"na Escola Tabelião Vicente Alexandrino de Alencar 


Na manhã dessa segunda-feira (15), houve a culminância do Projeto Bora Escrever, realizado no período de junho a novembro de 2025, com os discentes das turmas de 9º ano, na Escola Tabelião Vicente Alexandrino de Alencar em Campos Sales (CE). O projeto supracitado, além da prática da leitura, buscou incentivar a produção escrita de narrativas como foco principal. Seu produto final foi a publicação do ebook e livro impresso "Trilhando na Ficção", escrito pelos protagonistas.

O professor orientador, José Roberto Morais, destacou durante a apresentação do projeto que iniciou as oficinas "revisando os elementos da narrativa na primeira etapa, seguido pela produção do primeiro conto a partir de um conflito gerador".

O conflito gerador também serviu para produção da capa do livro: "Era noite. Eu estava sossegado no meu apartamento, que fica no primeiro andar, em cima de uma loja, quando ouvi uma gritaria lá na rua. Olhei pela janela e não pude compreender o que estava acontecendo. Um casal corria pela calçada e, a uns 100 metros atrás, algumas pessoas pareciam transtornadas (...)"

No mês de agosto, a proposta de narrativa trouxe como temática o cotidiano do estudante. Já no mês das crianças, a narrativa proposta abordou como temática as lembranças da infância a partir de acontecimentos ou eventos ocorridos com os autores.

A obra literária está organizada em quatro capítulos: “Um casal na rua...” apresenta narrativas diversas a partir da mesma proposta; “No chão da escola” apresenta narrativas sobre a vivência e os conflitos cotidianos dos estudantes no ambiente escolar; “Recordações da infância” traz relatos de memória dos períodos escolares ou eventos ocorridos na infância; e o último capítulo conclui apresentando resumos das autobiografias e biografias dos autores envolvidos no projeto.

Durante as apresentações, cada autor apresentou um conto de sua autoria, presente no ebook. O momento foi conduzido pelo professor orientador, o escritor José Roberto Morais.

Além dos protagonistas do projeto, que são os autores do livro, o evento contou com a participação da Gerente do Mais Paic, Professora Paloma Fresya; os representantes da SME, Professor Tadeu Arrais e Professora Poliana Negreiros; a Diretora Administrativa, Vanessa Rodrigues; as Diretoras Pedagógicas, Denna Batista e Bianca Ferreira; a Professora cordelista, Esmeralda Costa e todos professores que estavam presentes na instituição de ensino.

Esse evento literário encerrou com um coffee break para todos que estiveram presentes.


*O professor, poeta, cordelista e escritor araripense, José Roberto Morais é colunista da Revista Sarau de Fortaleza (CE) e membro fundador da Academia Cearense de Literatura de Cordel (ACLC). Autor das obras "50 Sonetos" (poesia, 2016); "Reforma Agrária e o Boi Zebu e as Formigas: uma análise sociológica" (crítica literária, 2017); "Veredas do Cordel" (literatura de cordel, 2022); "Fantástico Mundo da Leitura" (resenhas, 2022) e "Retalhos do Tempo" (crônicas, 2025). 


sábado, 13 de dezembro de 2025

REFLEXÃO NATALINA


Vejo as luzes de natal
Piscando nas residências
Demonstrando evidências
Da festa comercial
Seu sentido original
Há tempos foi apagado
Pois o mundo do pecado
Inverteu cada papel
Celebram papai noel
E Jesus não é lembrado.

Vejo troca de presente
Junto com beijos de Judas
Pessoas antes sisudas
Chegando tão sorridente
Vem cumprimentando a gente
Depois de um ano afastado
Dizendo esqueça o passado
Passe borrão no pincel
Celebram papai noel
E Jesus não é lembrado.