domingo, 30 de junho de 2019

O ÁRCADE ARARIPENSE NA ALB

                                                                                            LITERATURA DO OESTE CARIRIENSE

Excelentíssimo Dr. Francisco Adriano de Sousa, presidente da ALB/Araripe-Ce
Componentes da mesa de honra
Caríssimos confrades e confreiras
Autoridades, convidados, familiares e amigos presentes
Boa noite!

Nesta noite de imensurável alegria, a Academia de Letras do Brasil/Seccional/Araripe-CE, festeja uma das posses mais aguardadas pelos acadêmicos que compartilham das ideias culturais e literárias no seio da entidade: a posse efetiva do poeta e escritor Antônio Hélio da Silva. Esse filho ilustre do Araripe que em seu “Refúgio” escreveu os rebuscados versos que simbolizam e retratam o sentimento que arde e emergem em seu ser e são transcritos com a semântica metafórica necessária.
Antônio Hélio encontrou na literatura o veículo que possibilita a expressão de ideias e sentimentos. Descobriu que a arte da palavra permite viagens ao mundo imaginário, reflexivo e cotidiano das pessoas. Publicou seu primeiro livro “Refúgio” (poesias) em 13 de maio de 2000. Em 2014, publicou com outros escritores o livro de crônicas “Dois Dedos de Prosa”. Sócio correspondente do Instituto Cultural do Vale Caririense (ICVC), fundador e primeiro presidente da Sociedade dos Poetas de Araripe (a arcádia araripense), cordelista com dois cordéis publicados, titular da coluna Opinião no periódico Jornal da Confraria onde publicou fragmentos do seu primeiro romance “Concha Verde Brejo Seco” que resgata literariamente a história de Araripe.
Além desses, o seu extensivo currículo apresenta também funções desempenhadas pelo escritor araripense, como: locutor na Rádio Araripe FM, coordenador do MOBRAL de Araripe, correspondente do Jornal O Povo, secretário e presidente da Sociedade de São Vicente de Paulo do Brasil em Araripe, fotógrafo, assessor de imprensa da Prefeitura de Araripe, editor dos Jornais Modelo em Ação e Educar, participou de concurso de poesias, coautor do livro didático Araripe Cidade da Gente (2018) entre outras.
Adentra ao mundo dos acadêmicos apresentando sua pesquisa biográfica sobre o patrono Antônio Girão Barroso que foi poeta, escritor cearense, jornalista e professor da Universidade Federal do Ceará. Graduado em Direito, fez doutorado em Economia. Foi membro do Grupo Clã - movimento artístico que, nos anos 1940, sedimentou as conquistas modernistas no Ceará -, ao lado de Aluísio Medeiros, Artur Eduardo Benevides, Eduardo Campos, João Clímaco Bezerra e Moreira Campos, dentre outros.
Antônio Hélio discursa com maestria, sempre buscando palavras rebuscadas que enriquecem o vocabulário e tornou-se uma das principais características da obra desse árcade araripense que, formando uma tríade com os poetas Deusimar Rodrigues e Francisco Aroldo Lobo, idealizaram a arcádia araripense que foi fundada em 29/07/2006. Ele escreveu a letra do Hino da SPA em 2016.
Poeta Antônio Hélio, a Academia de Letras do Brasil-ALB/Araripe-CE, orgulha-se de tê-lo como membro da entidade, pois suas produções literárias e culturais engrandecem a literatura cearense, sua estimável presença possibilita momentos significativos de aprendizagem e suas relações interpessoais contribuem para seu crescimentos pessoal, profissional e social.                  
Bem-vindo, poeta!
Obrigado.

José Roberto de Morais Silva
Escritor
Cadeira nº 22 da ALB/Araripe-CE
Patrono: Antônio Paulino de Lima

2 comentários:

  1. Discurso proferido na posse efetiva do amigo, poeta, escritor e acadêmico Antônio Hélio da Silva; realizada às 18 horas do dia 29/06/2019 na Escola de Música em Araripe-CE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande poeta e professor José Roberto.
      O discurso enlevando minha pessoa é deveras a altura da sua capacidade intelectual. Senti-me grande também com o seu discurso.
      Muitíssimoobrigado.

      Excluir