sexta-feira, 19 de julho de 2019

CEARENSE DE CORAÇÃO

LITERATURA DO OESTE CARIRIENSE

Discurso de recepção ao acadêmico Prof. Mariano Oliveira

Nesta tarde memorável, a Academia de Letras do Brasil/Seccional/Araripe-CE, recebe em posse efetiva, o acadêmico Mariano de Oliveira Carvalho. Professor, poeta e escritor nascido em São Paulo, mas cearense de coração e criação. Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri; Especialista em Docência do Ensino Superior e Geoprocessamento pela PUC de Minas e em Geologia Histórica e Paleontologia pela Universidade Federal do Ceará; e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Filho do Sr. Valdir (lavrador) e D. Socorro (costureira) responsáveis pela sua alfabetização, Mariano encontrou no ambiente escolar o espaço ideal para realizar-se profissionalmente. Tornou-se professor e tem ministrado aulas no Ensino Médio e no Ensino Superior. Atualmente, exerce a função de Coordenador Pedagógico da área de Ciências Humanas na Escola de Ensino Médio de Campos Sales.
Conheci o professor Mariano em 2012, quando comecei ministrar aulas na instituição supracitada. Naquela época, o recém-concursado docente de Geografia já era destaque nos projetos científicos. Os seus projetos sempre foram campeões na mostra científica da escola e na regional da Crede 18. Uma pesquisa possibilitou que o docente ingressasse no curso de mestrado em Geografia na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral - CE, concluindo em 2016 com a dissertação “Cartografia participativa e planejamento urbano: experiências de práticas colaborativas no ambiente escolar em Campos Sales, Ceará” sob orientação da professora Dra. Virgínia Célia Cavalcante de Holanda. A sua dissertação fora publicada posteriormente pela Secretaria da Educação do Estado.
Em 2018, o poeta Mariano participou de um projeto literário com outros escritores do Cariri, trata-se do livro “Antologia Poética: Escritores do Cariri” publicado no início de 2019 pela editora A Província. Além desses livros, o escritor é autor da letra do Hino Municipal de Campos Sales – CE.  
Hoje o acadêmico adentra efetivamente a maior entidade literária do Cariri Oeste, A Academia de Letras do Brasil, apresentando a pesquisa biográfica sobre seu avô, Mariano Lima de Carvalho, buscando reconstruir o vivenciado e saber em que medida isto constitui as perspectivas atuais e as referências de suas ações.
Boas vindas, Mestre Mariano Oliveira. Seu ingresso efetivo nessa entidade enobrece a cultura literária e sua simplicidade e discrição, além dos serviços prestados em prol da educação e da pesquisa científica, não passarão desapercebidos pela sociedade literária que o acolhe em cooperação e parceria.
Obrigado.

José Roberto Morais, escritor
Cadeira nº 22 da ALB/Seccional/Araripe-CE
Patrono: Antônio Paulino de Lima

2 comentários:

  1. Discurso proferido na recepção ao acadêmico Prof. Mariano Oliveira, durante Sessão solene de posse efetiva do mesmo na Academia de Letras do Brasil/Seccional/Araripe-CE em 19/07/2019 no pátio da Escola Profissionalizante Presidente Médici em Campos Sales - CE.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo o professor Mariano. E também a Academia, pois tem mais esse grande intelectual no seu núcleo.

    ResponderExcluir