quarta-feira, 5 de julho de 2023

EXPLOSÃO CULTURAL DE ALEGRIA

            CRÔNICA

             “Explodiu meu coração / Feito bomba no são João”. Esses são os versos iniciais da composição junina de Luiz Fidélis sobre o momento festivo em que conheceu sua esposa. Utilizo as palavras desse ícone da cultura musical para sintetizar a Gincana Junina no CETI Francisca Pereira de Sousa Morais em Fronteiras PI.

A explosão de alegria estampada nos rostos dos participantes desse momento cultural no seio educacional permite uma viagem pela diversidade histórica brasileira, apresentando fantasias sobre personagens do cangaço nordestino (Lampião e Maria Bonita), do forró, xote e xaxado (Luiz Gonzaga e Karolina com K), da literatura (Maria das Tiras), o vendedor de cordel e outros. Além dessas, as apresentações recheadas de alegria e cultura transforma o tradicional desfile das Rainhas Juninas, algumas  com vestidos artesanais, em um momento de dança, música e simpatia pelas participantes, seja no calor do “Meio Dia” ou numa “Sala de Reboco”:  a criatividade destacada no casamento junino quando o padre e os noivos chegam para a solenidade em uma bicicleta enfeitada de fitas e bandeirolas; a tradicional quadrilha junina, improvisada para o sorriso ser espontâneo e a diversão abundante; e as apresentações de poemas, descobrindo novos talentos da linguagem dos versos representam a diversidade nesse momento de festividade cultural.

Destaca-se também as homenagens aos artistas da música e da literatura. Desde nomes literários consagrados internacionalmente aos poetas e cronistas regionais, incluindo destaques da literatura de cordel, poesia popular e/ou erudita; como Patativa do Assaré (poeta popular e escritor), Bráulio Bessa (cordelista e escritor), Jurdan Gomes (cantor, compositor e poeta), Edgar Pereira (cordelista e escritor), Ilza Bezerra (cordelista), José Roberto Morais (poeta, cordelista e escritor) e Francisco de Assis (cronista, poeta e escritor).

E assim... no “resfulengo da sanfona”, no “chiado do chinelo”... uma explosão cultural de alegria tomou conta da Gincana Junina do Chica Pereira.

Crônica

José Roberto Morais

Professor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário