segunda-feira, 10 de julho de 2023

SOU FILHO DA TERRA SECA

 RESENHA

Em novembro de 2016, li minha história de vida narrada pela prosa poética de Deusimar Rodrigues, em “O Filho da Terra Seca: o começo da jornada”. Esse romance do escritor araripense fora publicado pela editora virtualbooks (2016), sendo o primeiro romance a ser publicado no município, visto que as outras obras publicadas são, a maioria, do gênero poema intercalando com pesquisas históricas e biográficas.

Deusimar Rodrigues apresenta em seu romance, com características autobiográficas, a vida de um garoto roceiro que vive enfrentando as dificuldades ocasionadas pela terra seca onde habita. O romancista relata a origem do menino “filho da poeira desses sertões do Araripe e que carrega esculpido no corpo as marcas da enxada acunhada em cabo de frejorge, foice amolada na pedra bruta e machado tosco que enrijecem os músculos”. Retrata o dia a dia na roça desde a busca às vacas para tirar o leite, preparação da terra para o plantio até a colheita; as aventuras do menino sertanejo que arma arapucas para prender passarinhos que servem de alimentos; a seca ameaçadora que castiga o sertanejo levando a alimentar-se precariamente com rapadura e amendoim na merenda; as chuvas que chegam para festividade do sertanejo; as travessuras e os castigos disciplinadores.

O escritor utiliza uma linguagem simples, informal e acessível que facilita a leitura para pessoas que aprenderam a decifrar os códigos da língua portuguesa. Apresenta também vocábulos típicos do sertanejo que, usando cipós, constrói e arma arapucas; coloca cangalhas nos burros para buscar água, mandioca ou lenha; carrega feixe de lenha nos ombros para queimar no fogão preparando a comida; utiliza embiras para fazer caçoar; toma café do bule; usa capangas e espingardas para caçar; tange as vacas ao curral para tirar leite de manhã etc.

Eis uma obra de “leitura atrativa que relata a vida sertaneja, que é como palavra de amor, todos escrevem a mesma história sem em nada serem repetitivos”, destaca o escritor Adriano Sousa ao prefaciar a obra.  


MORAIS, José Roberto. Fantástico Mundo da Leitura. José Roberto Morais. Pará de Minas, MG: VirtualBooks Editora, Publicação 2022. E-book formato PDF (p.39-40)

Nenhum comentário:

Postar um comentário